segunda-feira, setembro 10

Resultados na educação

O primeiro-ministro avançou hoje com um conjunto positivo de resultados ao nível do ensino.
Eu sou pai, e os meus filhos andam na escola pública, e por isso posso falar de algo que começo a conhecer e que está em mudança.
Quando a minha filha mais velha chegou ao 1º ciclo, as aulas terminavam às 15.15H, hoje terminam às 17.30H. Ainda é pouco, mas já é um avanço. Este avanço teve que ser feito, em alguns casos, contra os professores. Hoje os professores passam mais tempo na escola em contacto com os seus alunos.
Quando a minha filha chegou ao 1º ciclo não havia aulas de inglês e outras que prolongam o horário até às 17.30H. Acham pouco? Eu acho muito, mas ainda não o suficiente.
Hoje temos aulas de substituição em vez de alunos deixados ao abandono no recreio das escolas. Esta medida fortemente contestada pelos professores é altamente apreciada pelos encarregados de educação. As aulas de substituição são uma mais-valia, algumas escolas e alguns professores tentam descredibilizar estas aulas, mas elas podem ser fundamentais para estabelecer um elo forte entre a escola e os alunos.
Alguém acha normal que existam escola sem um número mínimo de alunos e que todos os que existem estejam numa única sala? Eu não acho normal, porque esta política apenas favorecia o pleno emprego dos professores e colocava em causa a socialização das crianças e a sua própria aprendizagem. O fecho de escolas acaba por ser normal, face ao desajustamento demográfico.
Os professores do 1º ciclo em formação contínua nas áreas de português e matemática representam um número significativo, e este programa é essencial para a qualidade do ensino neste ciclo escolar. Este é um programa com reflexos a médio e longo prazo.
Para o ano lectivo de 2008-09 novas iniciativas estão previstas:
1. 100% das escolas do 1º ciclo com refeições;
2. Ensino de inglês a partir do primeiro ano de escolaridade.
Alguns erros foram cometidos pela equipa do ME? Claro que foram, mas no essencial a nota é positiva.
Os sindicatos não gostam de ver reduzido o quadro de professores, de verem aumentado o número de horas que devem permanecer na escola, serem avaliados e promovidos em função da sua avaliação do seu desempenho.

Sem comentários: