Este é um dos problemas mais complexos que a sociedade portuguesa enfrenta. O abandono escolar coloca Portugal em péssimas condições para enfrentar um crescimento económico sustentado pela vaga tecnológica. Apesar de todos os esforços, Portugal está a transformar-se num país em que a mão-de-obra é cada vez menos qualificada e portanto menos flexível em termos de procura de emprego.
As apostas do governo "centram-se agora no relançamento dos cursos técnico-profissionais e na reforma no sistema de formação profissional, que passa por cursos de certificação escolar e profissional."
Já devem ter sido produzido resmas de documentos em que o abandono escolar é tratado ao nível das suas causas, mas o importante é actuar sobre estas e não produzir relatórios sobre elas mesmo. São precisas soluções e não inventários.
Parece claro que temos que aumentar a qualidade da escola pública, aumentar os indicadores económicos e de bem-estar das famílias, evitar reformas do ensino sobre reformas, tornar a escola atractiva, impedir a indisciplina e acima de tudo produzir um ensino voltado para a realidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário