segunda-feira, julho 23

Educação

A Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, é para mim, uma das melhores que passou pelo Ministério da Educação.
Tem cometido alguns erros, mas no geral tem estado bem. Lutando contra o maior factor de imobilismo da escola em Portugal que dá pelo nome de Fenprof, alargando os horários escolares, tentando introduzir factores positivos no ensino básico de forma a ganhar a luta da matemática e do português um pouco mais à frente no sistema de ensino, informatizando as escolas e criando condições para os alunos terem acesso a um computador e à internet, estabilizando os quadros docentes nas escolas, fechando escolas sem crianças e criando condições para uma melhor integração social dos alunos em espaços maiores e com crianças, ganhando os pais para a luta do ministério contra as direcções sindicais, etc.
Cometeu alguns erros, entre os quais destaco: erros nos exames (esta situação é inadmissível, e deve ser revista com a máxima urgência); exames de matemática que não devem corresponder aquilo que foi leccionado em saula (recuso-me a aceitar que o problema seja sempre dos alunos);
professores com doenças em estados terminais obrigados a voltar ao ensino (situação resolvida. mas a justificar a solidariedade da ministra que não houve no momento certo); Direcção Regional de Educação do Norte e o caso do prof. Charrua foi mal gerido e com impacto na opinião pública.
O saldo é positivo e hoje vai ser apresentado Plano Tecnológico da Educação, que tem os seguintes objectivos:
1. Um quadro interactivo por cada 3 sala de aulas;
2. Utilização generalizada do cartão electrónico;
3. Sistema de alarme e videovigilância;
4. Em 2010 dois alunos por computador com ligação à Internet de Banda Larga.
O Investimento total será de 400 milhões de euros.

Sem comentários: