domingo, novembro 30

BPN: O inquérito parlamentar

Aqui está um bom tema para voltar ao blog. Não percebi os motivos que levaram o Grupo Parlamentar do PS a não querer um inquérito parlamentar, para depois, passado algum tempo, ter apoiado o mesmo inquérito parlamentar. Se compreendo a razão política de não interferir num processo judicial que estava a decorrer, o mesmo não chegou ao fim para agora a posição ser outra. Se existe uma tentativa para não envolver o Banco de Portugal nesta imensa confusão, não vale a pena ele já está envolvido e o próprio governador já foi ouvido no Parlamento.
Os portugueses estão interessados em saber o que se passou realmente no BPN, eu diria mais, se vão pagar, é legitimo que saibam o que se passou. Não está aqui em causa que o BPN deva ser salvo da falência, evitando-se assim a contaminação aos outros bancos e ao sistema bancário português, com as consequências negativas sobre a economia portuguesa.
O inquérito é bem-vindo e mesmo que no fim não exista nenhuma conclusão, pelo menos ficamos todos a saber o que os vários intervenientes no processo têm para dizer.

Sem comentários: