segunda-feira, novembro 10

Barack

Barack Obama foi eleito Presidente dos Estados Unidos. As urnas confirmaram a vantagem que era conhecida das diversas sondagens. Esta vitória tem um significado especial, a começar pelo facto de um cidadão afro-americano ter ascendido à presidência do país mais importante do mundo. Esta, se fosse preciso, é a grande prova da vitalidade do sistema democrático americano. No velho continente, ainda estamos longe de poder ambicionar a algo semelhante. Em França um descendente de gregos está no poder, alguns ministros do governo têm ascendentes de outras paragens, mas ficamo-nos por ai. O que é pouco.
Com esta eleição será que via mudar muita coisa? Uma coisa muda, com toda a certeza, a energia, uma nova energia para a América e para o mundo. Claro que os problemas estão lá: em Israel e na Palestina, no Afeganistão e no Iraque, nos problemas internos que a América enfrenta quer do ponto de vista económico quer do ponto de vista da segurança, mas a nova administração tem um potencial de confiança enorme.
Claro que este potencial se pode virar contra Barack, mas o mundo quer acreditar que ele vai ser capaz de dar a volta por cima.

Sem comentários: