quarta-feira, janeiro 9

Braço de ferro

A CGTP vai realizar o seu congresso nos dias 15 e 16 de Fevereiro. O PCP está cada vez mais incomodado com a liderança de Carvalho da Silva. Os comunistas sempre entenderam o movimento sindical como uma correia de transmissão das orientações emanadas do Comité Central. Não era agora, que iam pensar de forma diferente, pois esta é uma questão central para os comunistas.
Tudo isto no passado foi correndo mais ou menos bem, só que Manuel Carvalho da Silva está cada vez menos para ai virado, o que significa que não está disposto a aceitar ser uma mera correia de transmissão. Ele é capaz de fazer melhor e acredita que a CGTP só tem a ganhar em se autonomizar em relação ao PCP.
Têm decorrido algumas reuniões para se chegar a um entendimento sobre uma lista a apresentar ao congresso. Estas reuniões não têm sido conclusivas, o que pode levar ao abandono de Manuel Carvalho da Silva da liderança da CGTP.
Apesar das diferenças que me podem separar do líder da CGTP reconheço-lhe, sem esforço, uma grande capacidade de liderança e de qualidade política e sindical. Não será fácil para o PCP deixar cair Carvalho da Silva e arranjar uma liderança consensual para a CGTP.

Sem comentários: