terça-feira, janeiro 15

Os telhados de vidro do Dr. Bagão Felix

O Dr. Bagão Félix foi às jornadas parlamentares do PPD/PSD que se realizaram ontem e hoje no Algarve (segundo alguns foi em campanha pela lista de Miguel Cadilhe a liderança do BCP). O Dr. Bagão Félix é um dedicado economista próximo do CDS/PP, foi ministro da Segurança Social no governo de Durão Barroso e ministro da economia no governo de Santana Lopes.
O que foi o Dr. Bagão Félix dizer aos deputados do Dr. Menezes?
1. O governo manipula os valores do desemprego do IEFP e que por isso existe uma diferença entre a taxa de desemprego do INE e a taxa de desemprego do IEFP;
Vamos então por partes. O Dr. Bagão Félix, quando tomou posse no cargo de ministro da Segurança Social no ano de 2002 resolveu demitir 18 directores dos Centros de Emprego. Passado alguns anos, Supremo Tribunal Administrativo veio dar razão aos demitidos e obrigou o Estado a pagar um milhão de euros de indemnizações. Os directores foram demitidos por fax. A grande manipulação dos dados do desemprego em Portugal, como reconhece Francisco Louça, foi feita pelo Dr. Bagão Félix.
O governo deveria ter aumentado mais as pensões, pode ser um bom argumento eleitoral, mas não tem rigor absolutamente nenhum, já que este aumento resultou da aplicação da Lei de Bases, ao contrário do passado em que o aumento resultava de outros factores, nomeadamente políticos.
A redução do défice é real, as despesas têm vindo a descer em percentagem do PIB. Claro que ainda se pode fazer mais, mas o que tem sido feito representa uma queda da despesa como já há muito não se via.
O Dr. Bagão Félix ainda se sente muito incomodado com os 6,82% que foi o valor do défice que Portugal atingiria se o governo do Dr. Santana Lopes não fosse demitido por Jorge Sampaio.

Sem comentários: