terça-feira, janeiro 22

Aulas de culinária

As aulas de culinária vão passar a ser obrigatórias nos colégios ingleses a partir de Setembro. 85% dos colégios já estão preparados para dar passar a dar as respectivas aulas. O objectivo é dar a conhecer aos alunos uma alimentação saudável, e ao mesmo tempo contribuir para reduzir a obesidade entre as crianças.
A ideia parece boa, mas tenho muito medo do que pode vir desta experiência inglesa.
Qualquer dia um cliente entra num restaurante, senta-se à mesa e o empregado entrega-lhe o menu.
Depois de uma análise cuidadosa do mesmo, o cliente opta por um cozido à portuguesa. Chama o empregado e faz o pedido. O empregado olha para o cliente e pede-lhe para o acompanhar.
Vão os dois para uma sala onde está uma balança, um medidor de tensão arterial, um aparelho de análises de sangue que mede o colesterol, a diabetes, etc.
Depois de se sujeitar a todos os testes, ouve o veredicto do empregado: Com o peso que tem, com as análises que acabamos de fazer e com a sua tensão arterial não podemos atender o seu pedido. O máximo que pode comer é uma posta de pescada com brócolos.
O cliente fica naturalmente decepcionado, mas como tem que comer, pede a posta de pescada. Antes pergunta se a consulta está incluída no preço da refeição. Que sim, informa o emprego. Este restaurante tem um protocolo com o Ministério da Saúde.

Sem comentários: