sexta-feira, junho 8

Os meus professores

O dia acordou cinzento. O final da Primavera está a tornar-se um prolongamento do Inverno com um pouco mais de temperatura, e por isso mais próximo do Outono.
Com o final da Primavera chegam as férias escolares, e para quem tem filhos como eu, começam as dores de cabeça sobre a ocupação dos seus tempos livres.
Mas não é sobre as dores de cabeça que vos quero falar, porque de uma forma ou de outra vamos resolver o problema.
A minha filha acaba o 4º ano do Ensino Básico e vai oferecer à professora um caderno com um conjunto de fotografias e uma quadra sobre cada um dos seus colegas.
Aproveitando este facto, a mãe sugeriu que no final do caderno escrevêssemos umas palavras. Eu comecei a pensar no assunto e cheguei a uma conclusão: Tive ao longo da minha vida de estudante vários professores, mas nunca me esqueci do meu professor da instrução primária. Não me esqueci dele porque ele era um bom professor, porque se o não fosse eu teria esquecido, como esqueci tantos outros.
Foram professores como ele e são professores como a da minha filha que constuíram e constroem a Escola Pública que todos ambicionamos, por vezes é pena que esta escola não seja generalizada a todos os estudantes, porque se fosse o país teria a ganhar.
Que melhor reconhecimento pode ter um professor quando passado tantos anos ainda nos lembramos dele?
Estou seguro que a minha filha se vai lembrar sempre da sua professora, e esta é a melhor homenagem que um professor pode ter.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou de acordo com a tuas palavras relativamente à recordação e reconhecimento dos professores da primária, dos nossos e dos nossos filhos. No entanto penso que o comentário também se deverá aplicar ao ensino privado. Este também faz parte do nosso mundo educacional e não deverá ser ignorado. O ensino desde que seja de qualidade deve ser sempre elogiado.


Ainda me recordo da directora exigente do meu externato O Cesário Verde "A Dona Vitorina" e a sua Irmã Menina Vitorina. Eu tenho muita estima e por vezes nostalgia desses tempos, apesar de ter levado algumas réguadas à mistura.
Tenho de as visitar num destes dias