quinta-feira, junho 28

Ministro da Saúde

Em primeiro lugar devo informar que qualquer forma de limitar a liberdade de expressão é inaceitável, em segundo lugar quem não tem sentido de humor não é boa pessoa.
Dito isto, vamos aos factos.
O Ministro da Saúde exonerou a directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho por não ter retirado um cartaz das instalações do Centro que continha declarações do Ministro "em termos jocosos".
Parece que os "termos jocosos" estão na moda, e dão sempre origem a exonerações.
O que diria o Eng. Belmiro se numa caixa dos seus Hipermercados tivesse uma fotografia sua contendo declarações em "termos jocosos"? Claro que o Sr. Engenheiro se iria rir até mais não.
Que diria o Sr. Joe Berardo se um subordinado seu dissesse: "Aqui está um gajo que tem jeito para a especulação bolsista num país de bananas". Já estou a ver o Sr. Berardo a rir até ao outro dia de manhã.
Eu não estou a defender o Ministro da Saúde, como não defendi a Ministra da Educação, mas estou apenas a mudar os protagonistas e ver qual seria a reacção de cada um perante situações idênticas.
Será que o Engenheiro Belmiro e o Sr. Berardo para além de se rirem não fariam mais nada?
Será normal afirmar que a liberdade de expressão está em causa em Portugal? No meu entendimento não. O que está em causa é que em Portugal não se sabe reconhecer as hierarquias, e o que dá jeito é contestar as ordens dos superiores, sendo isto mais evidente na Administração Pública do que no sector privado.
Tudo isto desculpabiliza as duas demissões? Não sei, mas parece que o mais importante é que meditemos um pouco sobre tudo isto e que retiremos uma conclusão: Precisamos urgentemente de rever tudo o que diga respeito aos quadros de nomeação política, para que a Administração Pública fique inume a este tipo de situações.
PS: Tio Portugal, tens toda a razão, cada um que vai à Ordem dos Economistas diz uma piada sem nexo. Se calhar o melhor é não irem ou então serem exonerados depois de irem.

Sem comentários: