quinta-feira, junho 14

O 10 de Junho

O último 10 de Junho anda com alguma polémica atrás. Não tanto pelo que lá aconteceu ou foi dito mas porque o PR se queixou a Administração da RTP pelo facto de as comemorações não terem sido transmitidas na íntegra.
A Administração da RTP já respondeu ao PR e vai transmitir a parte em falta no próximo Domingo à mesma hora.
Os dois argumentos usados pelo PR foram: 1) sempre se transmitiram as comemorações na íntegra; e 2) os portugueses, nomeadamente os que trabalham no estrangeiro, ficaram privados de um acontecimento realmente importante na vida do país.
Para mim, uma síntese do que se passou nas comemorações seria suficiente, se não fossem suficientes a transmissão integral do discurso do PR e mais uma síntese seria bom. Outra visão tem o PR sobre qual o serviço público que deve ser prestado pela RTP.
Agora imaginem o que teria acontecido se o Governo dentro da mesma lógica escrevesse à RTP a pedir que um determinado acto do governo fosse transmitido na íntegra?
Já sei que alguns vão dizer que não é a mesma coisa, que o 10 de Junho é uma comemoração importante para o país, que a não transmissão na íntegra corresponde a um acto de censura que está cada vez mais presente na sociedade portuguesa, etc. Para mim é apenas, como alguém já lhe chamou um momento Chávez do PR, e que piora com o pedido de desculpas da Administração da RTP.

Sem comentários: