quinta-feira, maio 31
Alguém acredita nisto?
Tão amigos que nós eramos
Costa de Caparica
Atenção Sr. Ministro do Ambiente a Costa de Caparica, que fica no "deserto" da margem sul do Tejo, está em risco de desaparecer. O Sr. já sabe do facto. Durante o Inverno passado e o início da Primavera a Costa de Caparica foi notícia pelo facto do mar avançar de uma forma descontrolada em direcção ao Parque de Campismo do Inatel (por mim o Sr. pode fechar o parque desde já, e por analogia, fechar todos os outros que se encontram em cima da praia), mas qualquer dia será notícia porque vai chegar às primeiras habitações.Greve Geral. Qual Greve Geral?
"O Zé faz falta"?
Gonçalo da Câmara Pereira
A geralíssima greve
quarta-feira, maio 30
Chegada de J.Kuelho
Jerónimo de Sousa na Greve Geral
Police em Portugal
Números da Greve Geral
O PCP e a Greve Geral
Enganaram o Eng.Carmona
Sondagem: Greve Geral
Liberdade de expressão: Venezuela
O Presidente Hugo Chávez diz que as manifestações contra o encerramento da estação de televisão RCTV são fascistas e acusou ainda os media de incitarem ao assassínio presidencial. Se não fosse grave dava para rir. Podem ver tudo aqui.
O Prof. Charrua e a liberdade de expressão
O Prof. Charrua exercia um cargo de confiança política? O Prof. Charrua pode ser requisitado e enviado de volta ao local de onde veio se houver quebra de confiança política? Pode-se quebrar o contrato de requisição válido por um ano antes do seu termo?O que interessam as perguntas e as respostas as mesmas. O que é importante é que se acabem de vez com os cargos de confiança política em lugares em que não parece relevante existirem.
Uma administração pública menos partidarizada seria um bom sinal aos olhos dos cidadãos, mas parece que os partidos estão mais interessados em manter a sua clientela no aparelho de estado.
Continuo a pensar o mesmo, ou seja, que ninguém deve ser demitido por delito de opinião, mas se o Prof. Charrua disse o que disse sobre o Primeiro-ministro ou sobre outra qualquer pessoa não parece que seja uma pessoa educada e merece obviamente censura.
Manuel Alegre
Lembram-se deles?
terça-feira, maio 29
A inveja
Como eu tenho inveja de não poder correr aqui sem carros e sem pessoas (?), não pelos que correm mas sim pela paisagem.O que é sempre uma forma de dizer que nas relações internacionais o que conta é o pragmatismo, que é uma formulação que nunca me agradou, mas como dizia o outro: É a vida.
Registo electrónico dos grevistas
As ideias do Dr.Negrão
O PSD já tem a lista pronta?
Supremo Tribunal de Justiça reduz pena a pedófilo
Doações e Imposto de Selo
segunda-feira, maio 28
Venezuela
Expresó su respaldo a los estudiantes en su lucha por la libertad de expresión “qué vivan los estudiantes, la juventud, la libertad para Venezuela porque no nos van a callar”. In El-Nacional
Autorizada destruição de muralha de Cacela para erguer moradia
Em Cacela concelho de Vila Real de S. António parece que destruir uma muralha islâmica para construir uma moradia não tem importância nenhuma.
28 Maio 1926
Hugo Chávez
Isabel dos Santos
domingo, maio 27
Marques Mendes e os ruídos
Nuno Brederode dos Santos
António Capucho
Eleições em Espanha
sábado, maio 26
Avaliação externa de escolas e agrupamentos
A pobreza em Portugal
- Como vamos acabar com as desigualdades no rendimento?
- Com que politicas podemos inverter a persistência das situações de pobreza?
- Como canalizar o sistema de protecção social tornando-os mais eficazes na correcção e prevenção da pobreza?
- Que soluções temos para os casos mais graves que são os casos da população activa mais jovem e das famílias constituídas por dois adultos e uma ou duas crianças?
- Como responder à pobreza infantil e as elevadas taxas de abandono escolar?
- Que soluções para o desemprego de longa duração e aos baixos salários associados na maior parte dos casos a baixos níveis de qualificação?
- Como criar um país mais homogéneo evitando-se zonas com uma taxa de incidência da pobreza muito elevada em relação à média nacional?
Estas perguntas exigem uma resposta da governação. Sabemos que os resultados económicos estão longe da média europeia, mas temos que ser mais activos no sentido de canalizarmos os nossos recursos de protecção social para fazer face às bolsas de pobreza que atingem dois milhões de portugueses.
Um pacto para manter o aeroporto em Lisboa?
sexta-feira, maio 25
Carmona e o PSD
Mário Lino
A lista do PSD em Lisboa
Universidade Internacional
O que fazer com o actual aeroporto de Lisboa?
Sondagem Lisboa
Piscinas municipais de Lisboa
Cavaco quer debate profundo sobre aeroporto
A Moderna nega crise
Pedido de desculpas
Logótipo da presidência portuguesa da UE
Aqui está o logótipo da presidência portuguesa da União Europeia. Chama-se Flor Azul e pretende ser um símbolo da: "Contemporaneidade, transparência, mar, modernidade e abertura ao futuro", segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros. Demagogia
situação política em que o poder é abandonado às multidões."
Barómetro DN/TSF/Marktest
Dr.Charrua
quinta-feira, maio 24
Almeida Santos
Santana Lopes
Fernando Santos
Feira do Livro
Os mandatários do Dr. Negrão
A primeira almoçou com o candidato e fez uma afirmação interessante: "o candidato do partido socialista é que traz uma factura bem pesada, (...) nomeadamente a Lei das Finanças Locais, que retirou à Câmara de Lisboa mais de 30 milhões de euros e foi aprovada por António Costa, enquanto ministro com a tutela das autarquias." Estranha afirmação de Manuela Ferreira Leite que enquanto Ministra das Finanças de Durão Barroso tinha um discurso bem diferente, mas que nunca levou às últimas consequências apesar de ter maioria absoluta no Parlamento. Manuela Ferreira Leite também não se lembra que foi ela que deu andamento ao metro do Sul do Tejo, pois agora faz críticas ao mesmo. Enfim as pessoas têm dias.
Quanto ao Dr. Vasco da Graça Moura também mandatário do Dr. Negrão escreveu um artigo no DN de ontem com o título: "António Costa e o suicídio de Lisboa". Vamos aos argumentos do mandatário:
- Começa por dizer que houve dificuldades na escolha dos candidatos quer no PS quer no PSD, tentando repartir os problemas pelos dois partidos e apresentando mais problemas para o lado do PS na escolha do candidato. Brilhante;
- Depois vem um argumento extraordinário para justificar a escolha de Negrão: "...só um magistrado judicial pode contrariar com conhecimento de causa, firmeza e isenção, a vaga de judicialismo acusatório e desagregador de que a câmara tem sido alvo. ". Excelente;
- Depois passa para o currículo de Negrão e lá vem mais uma pérola: "...para além do exercício de funções parlamentares e de uma boa prestação autárquica, a direcção da Polícia Judiciária, o desempenho de um cargo ministerial eminentemente ligado a problemas sociais, uma vasta experiência no sector do combate à droga e no do apoio aos idosos, à família e à infância.". E António Costa não? Mais uma vez brilhante;
- Depois começa a apresentação do suicídio de Lisboa. António Costa responsável pela nova Lei das Finanças Locais (Lisboa precisa de mais dinheiro ou precisa de rigor e projectos?). De seguida vem o argumento de subordinação de Lisboa ao governo se António Costa ganhar (Vasco conhece o António Costa? Não me parece), a questão relativa à Ota versus Portela (Vasco não lhe parece mais importante discutir o que fazer da Portela em 2017 do que manter um argumento contra a Ota?);
- Por fim vem o resto dos argumentos tendo como pano de fundo a saída do aeroporto da Portela e a ida para a Ota, apresentado como um desastre para Lisboa. Enfim mais do mesmo.
Como conclusão lá temos a tese do suicídio. Com mandatários destes o Dr. Negrão pode ficar descansado, pois eles fazem o trabalho por si. Embora seja um trabalho imperfeito.
quarta-feira, maio 23
Romeu Francês
As listas de Lisboa
Mário Lino
O preço do roaming vai baixar
Mais candidatos em Lisboa
Eduardo Catroga
Relatório da Amnistia Internacional
- Uso desproporcionado da força, onde se incluem tiros fatais em cidadãos. Nesta área a AI reclama mais treino dos polícias e procedimentos para o uso de armas de fogo. Segundo a AI pelo menos 6 pessoas morreram como resultado do uso da força desproporcionada;
- Sobrelotação das prisões, 70% das prisões estão nestas condicões. As condições de higiene e sanitárias são más. Houve um total de 91 mortes em prisões, sendo que 74 morreram de doença, 14 suicidaram-se e 3 foram mortos;
- Violência contra mulheres, 86% dos actos de violência reportados pela Associação de Apoio à Vitima são de violência conta mulheres. Uma grande parte não é reportada à polícia. O número de mortes devido à violência doméstica entre Novembro de 2005 e 2006 foram de 39;
- O racismo continua na ordem do dia. A Comissão para a Igualdade e Contra a Descriminação Racial reportou nos últimos seis anos 190 casos, sendo que somente dois tiveram resultados e 60 encontram-se ainda pendentes. Recursos insuficientes e falta de provas contribuem para a impunidade dos actos racistas;
- Por fim, os direitos dos imigrantes, onde a nova lei aprovada em Agosto de 2006 inclui a concessão de vistos para as vítimas de tráfico, sendo que as vitimas têm que colaborar com as autoridades, sendo este facto apontado como um factor negativo.
Estas preocupações são cada vez mais recorrentes em Portugal. Não podemos fazer nada? Os direitos dos cidadãos têm que ser salvaguardados. Por fim o site da AI, que podem consultar.
terça-feira, maio 22
Almoço em Lisboa
Proibição de fumar
Provas de aferição
Custódio no Dínamo de Moscovo
Aquecimento global
A blogosfera
segunda-feira, maio 21
O professor de inglês
domingo, maio 20
Guiné-Bissau
Domingo
Telmo Correia
sábado, maio 19
Os réus por Lisboa
Os réus vão decidir no Domingo se avançam, de acordo com a nova data das eleições já vai haver mais tempo para os convites e para as assinaturas. Façam favor, parece que o slogan já está pronto: "O meu partido é Lisboa". Parece bem, mas na condição em que estão os três o melhor slogan seria: "Os réus por Lisboa".sexta-feira, maio 18
Acordão do Tribunal Constitucional
Praia da Rocha
Angola
- Cadeiras feitas à mão rebatíveis e insufláveis;
- Jacuzzi (dá um jeitão);
- Sistema de Karaoke (dá sempre jeito num avião presidencial);
- Área de conferência.
"Approximately 70 percent of the population lives on less than 2 dollars a day.", segundo o Banco Mundial, que poder ler aqui. Com a miséria existente em Angola o Sr. Presidente resolve comprar um avião. Já agora: Quando é que vai haver eleições em Angola?
Os assessores da CML
Lei do divórcio
O túmulo de D.Afonso Henriques
Luís Nobre Guedes
Sondagem Lisboa
quinta-feira, maio 17
Estamos à espera de quê?
Esta candidata ao senado belga não podia ter ideia mais original para apelar ao voto. O seu partido chama-se NEE (Não à Má Politica) é sempre bastante original, até no facto de nunca ocupar os lugares quando são eleitos. Parece que a promessa não é para cumprir. Podem consultar aqui.Divórcio na hora
Olha que dois
O Eng. não vai a votos
Os mandatários de António Costa
Auto-estradas
O CDS/PP e Lisboa
- Que a Sra. Governadora Cível de Lisboa marcou as eleições de acordo com os interesses do seu superior hierárquico, ou seja, António Costa. Esta afirmação peca por defeito, porque também o PSD, o PCP e o BE estiveram de acordo com a data;
- Que o governo tinha ido retirar uma pessoa ao Tribunal Constitucional que estava lá há dois meses. Verdade, mas o problema é que as pessoas não casam com as instituições. Uns são magistrados hoje, amanhã ocupam outro cargo, depois voltam à magistratura. Enfim é a vida.
O que o Dr. Telmo não esclareceu foi quem será o candidato do CDS, mas isso não interessa nada.
Manuel Monteiro
O túnel do Marquês
Fernando Negrão
Carmona Rodrigues
quarta-feira, maio 16
Marques Mendes
Carmona avança?
Vila Real de S.António
terça-feira, maio 15
Fernando Negrão
Ana Sara Brito
Final de época
Estamos a chegar ao final da época futebolística e só um milagre, coisa em que não acredito, poderá realizar o sonho de ser campeão esta época.Economia Portuguesa: 1º trimestre 07
A teoria da conspiração
- No sentido dos partidos, que escolheram uma data que impossibilita as candidaturas independentes de recolherem as assinaturas necessárias em tão poucos dias. Tantas pessoas a terem pena da arquitecta que dá que pensar;
- Avança no sentido de desacreditar a candidatura de António Costa (não cumpre mandatos até ao fim, está mais interessado no seu poder pessoal que em Lisboa, etc.), diga-se que é até ao momento a melhor candidatura;
- Avança ainda contra José Sócrates acusado de por em causa o governo em função de Lisboa (então António Costa presta ou não presta?), na tentativa de evitar mais uma derrota do PS.
Vamos esperar para ver que outras conspirações vão surgir.
Lista de vereadores de António Costa
Fernando Seara não vai a jogo
- Desacreditar António Costa, ou seja, dizer que a sua saída do governo corresponde a um projecto pessoal de poder, que não lhe interessa Lisboa mas sim o poder no PS e no país;
- Colocar um problema a Marques Mendes com ausência de candidatos de primeira linha e com isso argumentar que este não deve chegar a 2009.
Vamos ver como se vão sair.
segunda-feira, maio 14
António Costa
As dúvidas acabaram. António Costa é candidato à Câmara Municipal de Lisboa. Só espero que seja capaz, como eu sei que é, de constituir uma lista com capacidade de dar a volta a Lisboa. O Prof. Marcelo ainda ontem falava sobre as virtudes de Fernando Seara, sendo que uma das suas virtudes era ser do Benfica, pelos visto não é o único o António Costa também goza do mesmo estatuto. E já agora eu também.Lisboa
Santana Lopes
O Barreiro no país Bragaparques
José Vieira da Silva
- Reforma da Segurança Social já avançou com o maior consenso possível dos parceiros sociais. Vamos lembrar o ministro daqui há alguns anos, porque este garantiu a sustentabilidade da SS por muito mais tempo;
- Relativamente ao Salário Míinimo foi estabelecido um conjunto de regras para a sua actualização anual com os parceiros sociais;
- Tem combatido de uma forma eficaz a fuga aos pagamentos a SS, basta ver o acréscimo da receita;
- Tem um objectivo até 2009 de aumentar os lugares em Creches Públicas em mais 50%, englobado num plano de incentivo a natalidade.
Por estas medidas e outras aqui está um ministro importante no Governo Sócrates.
Clínica dos Arcos
domingo, maio 13
Raimundo Narciso
Estou ansioso por ler este livro. Para além de José Pacheco Pereira com a sua biografia de Álvaro Cunhal (lembro que vai no terceiro volume e que todos esperamos o quarto) mais ninguém escreve sobre a vida interna do Partido Comunista Português, a não ser para contar a história oficial. Este livro de Raimundo Narciso, que não era um quadro qualquer na organização do PCP (foi membro do Comité Central, foi fundador da ARA e viveu vários anos na clandestinidade) relata-nos o processo que conduziu à dissidência de vários comunistas no processo que ficou conhecido como a "terceira via".sábado, maio 12
Turquia








