sábado, dezembro 13

A velha esquerda e o PRD

A síndroma do PRD invade o espírito de muitos. Eu estou invadido pelo espírito PRD. O PRD foi um partido fundado pelo General Eanes que colocou o PS nos 20%. Para que serviu o PRD? Para retirar votos ao PS e dar a maioria simples a Cavaco, que depois ganhou as eleições seguintes com maioria absoluta.
A velha esquerda está com toda a certeza a preparar-se para fundar o seu PRD. Os apelos são muitos, e o caldo de cultura política é semelhante com aquele que fundou o PRD. Desde militantes socialistas democráticos com origem no PS até ex-comunistas, passando por trotskistas, até mesmo a comunistas temos de tudo um pouco, mas certamente o mesmo objectivo de sempre: a liquidação do PS e a ascensão da direita ao poder.
Este caldo político de contrapoder, que não tem mais nenhuma outra ambição do que ser contrapoder, pode dar a vitória à direita, já que é quase impossível ver uma pessoa como Louça ou mesmo Carvalho da Silva a exercer o poder.
"Está criado o caldo de descontentamento para que, se surgisse um novo partido à esquerda, o PS fosse fortemente penalizado. A reedição de um partido ao estilo do PRD é uma possibilidade"., afirma André Freire.
O que foi o PRD já todos sabemos, o que dará esta sopa política ainda não, mas não será difícil entender.

Sem comentários: