segunda-feira, fevereiro 18

Timor

A história dos atentados contra Xanana Gusmão e Ramos Horta seria uma história cómica se não fosse a tragédia que envolveu pessoas mortas e outras gravemente feridas.
Passa pela cabeça de alguém que Ramos Horta vá fazer o seu treino matinal acompanhado por apenas dois guarda-costas?
Ramos Horta foi avisado de que havia tiros na sua residência oficial, por um diplomata e pela sua mãe. O Major Reinado já estava morto, há pelo menos uma hora, quando Ramos Horta chegou à sua residência. Que se passou no entretanto?
Segundo nos dizem, o Major foi morto dentro da residência de Ramos Horta, mas alguns dos seus apoiantes permaneceram fora da residência e quando o Presidente chegou foi baleado por estes homens. Os apoiantes do Major mantiveram-se fora da residência mesmo ouvindo o tiroteio dentro da casa? Mas isto faz algum sentido?
Depois quem matou o Major Reinado não informou o Presidente para não ir para casa? Mas está tudo maluco?
Ainda falta muito para conhecermos todos os factos que ocorreram nesse dia, mas os que são conhecidos não fazem sentido nenhum.
Depois há a questão política. Quem são os apoiantes da Austrália? A quem interessa o clima de tensão permanente no território? Porque é que os australianos são sempre tão solícitos? Alguém está de boa-fé em todo este processo?
E o Povo, sim o Povo de Timor-Leste, conta para alguma coisa, ou é apenas mais um Povo sem voz e sem condições de decidir livremente?

Sem comentários: