quarta-feira, agosto 1

Lisboa: António Costa ano I

António Costa toma posse hoje como presidente da câmara da capital. Durante a campanha pediu uma maioria absoluta que não lhe foi dada, assim sendo é necessário garantir a governabilidade da câmara com os outros partidos/coligações/independentes.
Não parecia lógico que António Costa fosse procurar apoios entre Carmona e Negrão, por isso restava o Zé e Roseta, já que Ruben descartou a hipótese da CDU ter pelouros na CML.
O acordo entre António Costa e o Zé pode ser lido aqui, parece que não é um acordo limitativo da autonomia do PS na gestão da Câmara, e agarra o antigo polícia de serviço ao poder. Estar no poder dá outra visão ao polícia e obriga-o a estar mais exposto. Veremos como se vai dar, já que António Costa vai tentar dar-lhe o "abraço do urso".
Chegados aqui, o número de vereadores ainda é insuficiente para garantir uma maioria, por isso chegar a acordo com o grupo de cidadão da arquitecta é importante. Já se percebeu que por ela o acordo seria fácil, mas há pessoas na lista que não querem facilitar este entendimento. Também aqui se percebe que mais tarde ou mais cedo o entendimento vai ser possível.
Perante tudo isto, o PS está a tentar garantir a governabilidade de Lisboa, quem ficar de fora dificilmente vai explicar ao eleitorado porque não quer contribuir para que Lisboa se transforme numa melhor cidade.

Sem comentários: