segunda-feira, agosto 6

Festas de Verão

Em um passado não muito longínquo, as festas de Verão eram nas aldeias e vilas de Portugal. Eram as festas anuais de cada local, festas com um teor mais ou menos religioso ou mais ou menos pagão em função da região do país. Isto era antes dos grandes festivais de Verão, antes das grandes festas em cada discoteca do Algarve e da correria para as praias.
As festas eram as festas do Portugal profundo que recebia os seus emigrantes e imigrantes. As festas de Verão eram a grande oportunidade de juntar a diáspora de cada aldeia e de cada vila.
Estas festas ainda resistem ao tempo da globalização e teimam em ficar, resistindo às discotecas, aos apelos de outras diversões e estão no meu imaginário como momentos de grande convívio.
Não nasci na aldeia, mas os meus pais nasceram na aldeia. A minha mãe numa aldeia do concelho de Ourém e o meu pai numa aldeia do concelho de Castelo Branco. Estas festas de raiz popular marcaram sempre o meu calendário, mas mais importante do que o calendário marcaram a minha juventude.
Este ano, mais uma vez, não vou faltar ao grande convívio anual. Vou ver amigos que vejo uma vez por ano, vou rever outros que já não vejo há alguns anos e todos juntos com uma cerveja na mão vamos recordar a nossa juventude, vamos olhar para os filhos dos outros e vamos constatar que o tempo passa por nós a grande velocidade.
Tudo isto para dizer que no próximo dia 10 de Agosto e até 13 se vão realizar as Festas de S. António na Freguesia da Lardosa. Se estiverem por perto vale a pena dar um salto e verem com os vossos olhos que apesar de tudo ainda há alguma autenticidade nas relações e nas pessoas.
PS: Só espero que ASAE não dê pela festa...

Sem comentários: