quinta-feira, junho 19

Futebol

Sabemos sempre como começa um jogo de futebol (0-0), mas não sabemos como acaba. Esta impressibilidade do resultado, faz com exista magia no jogo. Nem sempre os mais fortes ganham, embora ganhem mais vezes, nem os mais fracos perdem sempre, embora percam mais vezes.
Dito isto, para sabermos o resultado de um jogo de futebol que temos de esperar pelo apito final do arbitro, não podemos sair a meio do jogo, e se este for muito disputado, não devemos sair antes do jogo estar terminado.
Mas no futebol não conta somente o resultado, embora seja este que no final, fica para a história. O futebol é estratégia, é táctica e são jogadores ao serviço da estratégia e da táctica .
Muitos não percebem o fenómeno do futebol e preferem ficar a ler, a ouvir musica, ou a falar com outros iguais. Mas os outros, os milhões de portugueses, que gostam de futebol, não querem ser constantemente apelidados de bárbaros.
Tenho pena, que alguns, muito poucos, não sintam a vibração que muitos milhões sentem. Eu respeito quem não gosta. Só espero que me respeitem a mim, e a muitos milhões.
É pena que os que não gostam de futebol, não façam um esforço para entender que há outro mundo para além dos seus interesses, como também é condenável que aqueles que gostam de futebol apenas consigam falar sobre ele.
O futebol é um jogo verdadeiramente democrático. Pode ser visto por todos. Entre os adeptos, não há luta de classes. Talvez ela exista entre as equipas.
Hoje estamos tristes, já não há mais Portugal no Euro, mas foi apenas um jogo. Outros se vão seguir e a vibração vai voltar.

Sem comentários: