quinta-feira, maio 10

Tony Blair

O Sr.Blair está de saída do mais famoso número 10 do mundo (Downing Street). Ainda não é o momento para o balanço final, mas já será o momento para abordarmos algumas das políticas de Tony Blair ao longo destes 10 anos.
O envolvimento na guerra do Iraque ao lado dos americanos parece um momento infeliz, como se pode ver pela situação em que aquele país se encontra. A colagem excessiva de Blair aos americanos faz pensar que o novo primeiro-ministro deve prestar mais atenção ao mundo e ser menos seguidista em relação aos Estados Unidos.
Este envolvimento de Blair conduziu a um ataque terrorista em Londres com um número vítimas elevado.
A política económica conduziu a Inglaterra a um momento de crescimento económico, a taxa de desemprego baixou, mas o nível de protecção social baixou bastante (cortes no subsidio de desemprego e nas contribuições sociais). Este ataque ao nível de protecção tem gerado desigualdades enormes e há mesmo estudos que indicam que as desigualdades cresceram mais com Blair do que com Thatcher.
Chegou à paz na Irlanda juntando católicos e protestantes no mesmo governo, pondo fim a anos de conflito.
O teórico (?) da 3ª via está de saída. Quem o substituir vai ter que enfrentar o problema do Iraque e que compatibilizar crescimento económico com a diminuição das desigualdades.
A tarefa parece grande.

1 comentário:

samuel disse...

"O Sr.Blair está de saída do mais famoso número 10 do mundo (Downing Street)"

Está completamente enganado, meu caro.
O que sai do mais famoso número 10 do mundo são os traques do Maradona.