sábado, maio 17

Uma resposta arrasadora

E porque os partidos usam esses lugares para pagar favores.
São as suas palavras mas tenho de reconhecer alguma verdade no que diz. Não diria pagar favor... Os partidos políticos usam os esses lugares para satisfazer alguma clientela e resolver problemas de colocação (risos) ou de influência de pessoas muito importantes que pedem o lugar para este ou aquele. Mas isso é normal na política e já estamos habituados. O que nos preocupa é que os administradores hospitalares enquanto profissionais que estudaram dois anos depois de uma licenciatura numa escola prestigiada - como é a Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Universidade Nova de Lisboa - mantiveram a ambição do lugar, legítima, e a confiança no sistema. Com Luís Filipe Pereira, os administradores hospitalares foram tratados como meros funcionários administrativos e até desrespeitados. O ministro Correia de Campos veio a seguir e muitos hospitais estão hoje com administradores hospitalares, contudo, há um problema por resolver: a revisão da carreira, mas ainda há esperança que sobreviva.
Esta é a última pergunta do jornalista do Expresso a Manuel Delgado administrador do Curry Cabral e que durante 16 anos foi o Presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, O que vem a sair é a sua resposta à pergunta.
É uma resposta preocupante, ver profissionais de gestão, com uma especialização em Gestão Hospitalar serem preteridos em função de uma qualquer influência política de uma qualquer partido, é preocupante.
Assim não vamos longe. Excluir profissionais e incluir carreiristas políticos na gestão dos hospitais é um caminho que só pode conduzir ao desastre.

Sem comentários: