quinta-feira, maio 8

Cataratas

Quanto mais leio sobre este assunto, mais confuso estou. Agora a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia fez uma proposta no sentido do estado contratualizar com os médicos e clínicas privadas as operações às cataratas. Esta proposta visa acabar com as listas de espera.
Alguns médicos trabalham no SNS e em clínicas ou consultórios privados, então que garantias teríamos de que não iam desviar os doentes de um sector para o outro? Não tínhamos nenhumas, como está fácil de ver.
Será que o SNS já esgotou a sua capacidade nesta área? Não me parece. O que deve faltar, como em outros casos, é coordenação, é vontade de fazer as coisas, é virar os hospitais e centros de saúde para os utentes e não para os médicos, enfermeiros e pessoal administrativo que lá trabalham.
Depois é a confusão entre clínica privada e pública. A clínica privada ficou com capacidade instalada, em alguns casos, acima das necessidades, logo o que é importante é desviar doentes do serviço público para o serviço privado contratualizando com este os respectivos serviços.

Sem comentários: