sábado, fevereiro 21

Más companhias

Compreendo que as relações entre os Estados obedeçam critérios nem sempre claros quanto à natureza dos regimes. Mas os partidos políticos não têm que seguir os mesmos critérios, por isso estou totalmente surpreendido com o convite dirigido a Chávez para participar no congresso do PS. O PS não tinha que fazer tal convite, ainda mais porque o Sr. em causa foi responsável por um golpe de estado falhado contra um governo de um partido filiado na Internacional Socialista.

Raul Castro

O irmão de Fidel nomeou três novos vice-presidentes da sua confiança. A transição política está em marcha, mas o controle do PC Cubano sobre a sociedade não sofre nenhuma alteração.

Capitalismo

Eu não crítico o capitalismo com o mercado a funcionar e sem quebra da acção de supervisão por entidades independentes que efectivamente funcionem. Vem isto a propósito da compra de acções da Cimpor na posse do empresário Manuel Fino por parte da CGD.
As acções estavam cotadas em bolsa ao preço de 3,79 euros e a CGD comprou a 4,74 euros. Não estamos na presença de uma boa compra, antes pelo contrário.
O que terá levado a CGD a comprar acções acima do valor de mercado? Se a CGD quiser manter a mesma linha de actuação conheço muitas pessoas interessadas em vender.
O mercado é uma coisa bonita, mas é apenas para alguns, já que os outros, fogem dele a sete pés.

A primeira página do Expresso

Tudo o que o MP perguntou ao tio de Sócrates

Segredo de justiça? Qual segredo.

Gato escaldado de água fria tem medo

O Dr. Negrão conhece bem este provérbio popular. Por isso recusou ser candidato pelo PPD/PSD à CM Setúbal.

PSD Porto

A forma como a Concelhia do PSD Porto reagiu à candidatura de Elisa Ferreira à CM Porto, confirma que esta é uma candidatura com todas as possibilidade de vencer.

Más companhias

Casamento

sexta-feira, fevereiro 20

Porto

Sendo eu um lisboeta dos sete costados e, um benfiquista de outros setes, desejo a esta portuense e portista a maior sorte do mundo.

O impossível

Uma cidadã de Torres Vedras fez uma queixa ao MP lá da terra, porque um carro alegórico do corso carnavalesco continha imagens pornográficas. A Sra. Delegada do MP enviou um fax para a CM de Torres Vedras, pedindo que a imagem que estava colocada numa réplica gigante do computador Magalhães fosse retirada.
No dia seguinte, a Sra. Delegada, deu o dito por não dito e enviou outro fax permitindo a utilização da imagem.
Parece que a primeira decisão foi baseada apenas na queixa, sem verificar se a cidadã que reclamou tinha ou não razão. Quando viu a imagem, retrocedeu.
A justiça é cega, mas convém investigar.

Arquitectura

Esta casa tem uma arquitectura muito interessante, sendo ainda uma casa com uma vista lindíssima.
É uma casa referenciada em várias revistas da especialidade. Segundo os especialistas vale cerca de 1 milhão de euros.
Acha possível que alguém que declara 331 000 em dez anos de trabalho possa ter uma casa como esta?
Pelos vistos é possível. Veja como.

segunda-feira, fevereiro 16

Magia II

Magia

Chávez

"Me consumo y me consumiré gustosamente al servicio del hombre sufriente, de la mujer sufriente, del pueblo sufriente. Me consagro íntegramente al pleno servicio del pueblo. Todo lo que me queda de vida. Así lo juro, delante del pueblo, de mis hijas, de mis nietos. A menos que el pueblo decida lo contrario, este soldado será el candidato a las elecciones de 2012 para dirigir al país entre 2013 y 2019".
Ganhou o referendo para alterar a constituição da Venezuela, que lhe vai permitir ser eleito sucessivamente. O que diriam os apoiantes de Chávez se em qualquer país democrático se fizesse o mesmo?
A democracia exige alternância de poder e mandatos limitados. A “democracia” venezuelana, o “socialismo do século XXI” pressupõe mandatos ilimitados e falta de alternância. Assim se constrói uma ditadura.

domingo, fevereiro 15

sábado, fevereiro 14

A família

Scolari queixa-se de não ter conseguido manter uma relação de família com os jogadores do Chelsea. O balneário do Chelsea não é propriamente um conjunto de indigentes, que estão à espera de um pai.

Mérito absoluto

Afinal a Dra. Manuela não sabia de nada

A Dra. Manuela não sabia do cartaz da JSD em que José Sócrates é o Pinóquio. Entramos agora na fase em que “coitada ela não sabia, se soubesse com toda a certeza que não deixaria”.
Assim não vale.

Se ele o diz

O que fazer com a Dra. Manuela?

A direcção política do PPD/PSD está cada vez mais fragilizada. Desde o Prof. Troca-Tintas mais conhecido por Marcelo, até ao Eng. Correia é tudo a “malhar”. Neste caso particular, o ministro Santos Silva não precisa de “malhar” mais. É só deixar correr, que eles próprios se encarregam de “malhar” uns nos outros.
Ninguém sabe bem o que fazer com a Dra. Manuela, mas todos esperam que ela se demita, evitando assim, serem acusados de derrube antes do tempo. De qualquer forma, todos os que “malham” na Dra. esperam que ela leve o barco até ao fim, evitando assim exporem-se antes de tempo.

De boa saúde

Este já é um veterano. Chávez é apenas um aprendiz.

Votar "No"

Este senhor está preparado para mais 40 anos de poder. Por favor não lhe façam a vontade. É perigoso para a saúde.

sexta-feira, fevereiro 13

A TVI e Pina Moura

Pina Moura quando foi trabalhar para a Média Capital foi um problema. O PSD, mas não só, logo tratou de dizer que para além da RTP que estava (e para eles continua) governamentalizada , agora era a TVI.
Como se viu, isto não correspondeu à verdade. Agora Pina Moura vai-se embora. Problema resolvido para a oposição?

Sondagens

Agora é a minha vez. Venho reclamar contra as sondagens. Uma empresa de estudos de marketing alemã declara que o Benfica tem apenas 2,2 milhões de adeptos em Portugal, mesmo assim quase tanto como Sporting que tem 1,1 e o Porto 1,3 milhões.
Alguém acredita que o GLORIOSO só tenha 2,2 milhões de simpatizantes em Portugal? Só mesmo os alemães.

Quem agrediu quem?

O PCP de Penafiel informou que dois dirigentes deste partido forma agredidos por empresários da industria têxtil na sua sede local. A GNR diz que apenas tem conhecimento de agressões entre dirigentes do PCP.
Para a história fica melhor a versão do PCP: o patronato foi à sede do PCP e agrediu militantes comunistas.

O fax

Temos a entrada em grande estilo de um fax. Um fax que foi enviado por um escritório de advogados à Smith & Pedro a pedir quatro milhões de euros para desbloquear o processo do Freeport.
Entramos no fim-de-semana.

Se ele o diz

"Nem a crise, nem o escândalo ajudaram o PSD e Manuela Ferreira Leite.", Vasco Pulido Valente.

Sintomas da crise

O aparelho

O aparelho do PS parece não gostar muito da ideia do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Esta posição não é estranha, a tudo o que cheire a diferente os aparelhos partidários são conservadores. O do PS não foge à regra.

terça-feira, fevereiro 10

Finito

Enquanto os políticos discutiam o seu caso, ela morreu. Enquanto a igreja tentava impedir, ela disse adeus. Agora descansa em paz. Podem continuar a discutir. Já não tem importância. Foi o melhor e será sempre o melhor nas mesmas circunstancias.

Há esperança?

A Dra. Manuela e os seus conselheiros

A imagem da Dra. Manuela não passa. A Dra. Manuela tem muita dificuldade em articular uma ideia sem de seguida cometer uma “gaffe” e a sua direcção politica o que faz? Informa os portugueses que as sondagens estão viciadas.
Percebeu-se desde sempre, desde o primeiro dia, qual é a estratégia da Dra. Manuela e dos seus conselheiros. A saber:

1. Identificaram que José Sócrates tem um excesso de protagonismo, logo o melhor é que a Dra. Manuela jogue no oposto, ou seja, “low profile” é-lhe exigido;
2. O governo tinha uma estratégia antes da crise, e tem uma estratégia para a crise. Como a Dra. Manuela não tinha e não tem nenhum projecto (esperamos ansiosamente pelo “Mourinho” de Cavaco Silva para saber qual é o programa) o melhor será reduzir as intervenções ao mínimo;
3. A estratégia politica passou a ser o acaso: Os professores não querem ser avaliados? Então o melhor é parar o processo. As corporações passaram a estar à frente do Estado, e têm sempre razão, desde que afrontem governo;
4. Colagem ao PR e esperar que ele faça o trabalho de oposição que deveria ser feito pela Dra. Manuela;
5. Falar o mínimo significa expor-se o mínimo. Sempre que a Dra. Manuela fala quase vem sempre a caminho algo de estranho. Lembram-se da frase: Trabalho Português para Trabalhadores Portugueses, que foi agora copiada pelos ingleses?

Por tudo isto, a Dra. Manuela não existe, ela é obra dos seus conselheiros.

A crise trás o pior

A crise transporta em si o pior de cada Estado (e se calhar o pior de cada um de nós).

O “Filipão” está de saída

Chegou ao fim a experiência no Chelsea. Os resultados e as exibições não enganam. A rua é o caminho. Será que Roman Abramovich vai ter que vender o barco para pagar ao brasileiro?

O Prof. Troca-Tintas

Que melhor alcunha para o Prof. Marcelo que o Troca-Tintas? Ao domingo à noite a Dr. Manuela tem que mudar tudo, porque está a descer nas sondagens e o seu discurso não deixa espaço para o crescimento, na segunda, pela tarde, é só preciso retocar um pouco.
O problema são os conselheiros. Será que é alguma critica aos ventos que sopram da Marmeleira?

segunda-feira, fevereiro 9

O melhor de cada Domingo

E dei com "PSD acusa sondagens de manipulação política". No texto de Paula Sá, "o PSD tinha prometido que não iria reagir a sondagens. Mas não resistiu" perante a da SIC e RR de sexta-feira, também publicada no Expresso de sábado. Agostinho Branquinho, "director executivo das campanhas do partido," reage, em jeito varonil: "Ou há manipulação ou essas campanhas não são de confiança." Claro que já meio mundo assinalou a consistência desses números da Eurosondagem - ou da tendência que revelam - com os demais, da Aximagem e da Intercampus, revelados na mesma mãozinha cheia de quarenta e oito horas (fora da qual, até se lhe podiam juntar outros números e indícios). Mas o mais surpreendente é aquela disjuntiva. Ou há manipulação ou não são de confiança.
Leia todo ao artigo de Nuno Brederode Santos no DN de Domingo.

Louça anuncia programa de Governo

Sergio Godinho - Primeiro Dia

domingo, fevereiro 8

O regresso do GLORIOSO

Hoje não nos deixaram ganhar no Dragão. O Sr. Pedro Proença viu o que mais ninguém viu.

Rescates financieros para incompetentes

Lo que aquí está en juego es algo más que la imparcialidad, aunque ésta también cuente. Salvar la economía va a ser muy caro: es probable que ese plan de estímulo económico de 800.00 millones de dólares sea sólo un anticipo, y que rescatar el sistema financiero, incluso si se hace bien, cueste cientos de miles de millones. No podemos permitirnos el lujo de despilfarrar el dinero regalándolo como si creciese en los árboles a los bancos y a sus ejecutivos sólo para mantener la ilusión de que son propiedad privada.
Todo o artigo de Paul Krugman pode ser lido aqui.

Aliança entre o Estado e o Mercado

Pregunta. ¿Qué lecciones podemos aprender de la situación que estamos viviendo?
Respuesta. Podemos aprender muchas lecciones distintas. Una de ellas es que necesitamos una buena alianza entre el Estado y el mercado. No podemos depender exclusivamente de la economía de mercado; el Estado también tiene un papel que desempeñar. El origen de esta crisis está en el desmantelamiento de la regulación en EE UU bajo la presidencia de Bush y, hasta cierto punto, de las presidencias de Clinton y de Reagan. Durante esos años se eliminaron mecanismos de control que hubieran limitado la creación de activos tóxicos como los que han arruinado el sistema bancario. Esos controles hubieran sido muy importantes porque ahora existen muchos mercados secundarios, como el de derivados y otros, que permiten a quienes generan esos activos tóxicos pasarlos a otros y quitarse de encima la responsabilidad. Ha habido una enorme falta de responsabilidad y necesitamos que el Estado establezca la regulación necesaria.
Leia aqui toda a entrevista de Amartya Sen, Premio Nobel de Economía 1998.

Passos Coelho e Rui Rio

A marcação vai ser homem a homem. A sucessão de Manuela Ferreira Leite está na ordem do dia. Será que já informaram a visada?

A convenção do BE

A única preocupação do Bloco é retirar a maioria absoluta ao PS. Não se sabe para quê, pois o Bloco não é fiável em nenhum projecto que envolva poder. O poder não faz parte do seu código genético. O caso de Lisboa é um bom exemplo, exemplo este aliás, comentado na convenção nacional.
Joana Amaral Dias (que não é trotskista) foi afastada da direcção política, mas isto pode ser apenas o começo de uma grande convergência à esquerda, eu é que não estou a perceber.
Também durante a convenção se percebeu que a convergência à esquerda tem que ter um caderno de encargos bem definido, pelo menos é a opinião de alguns congressistas: "Isso não se discute aqui? Então passamos um cheque em branco à comissão política? E para as presidenciais? Qual é esse candidato, será Manuel Alegre? E não se discute as condições em que se apoia Manuel Alegre? Para qual dos dois, o Manuel Alegre o PS ou o que rompe com o PS?", questionou (Gil Garcia).
Uma questão central é o que fazer com o PCP. Alguns bloquistas querem inclui-lo na convergência de esquerda, outros preferem mantê-lo de fora. Percebemos a hesitação entre quem quer convergir e quem quer disputar os eleitores no mesmo espaço. É uma decisão difícil.

Quanto às propostas politicas para a crise, quais são as soluções para o país:


. Proibição de todos os despedimentos em empresas com resultados positivos
. Tudo o que é bem comum deve ser público: Energia, Saúde, Educação.

Não consegui encontrar mais nada de relevante, mas bastam estes dois. A proibição de despedimentos em empresas com lucros, implica que se neste ano e no próximo onde se advinham dificuldades para as empresas estas deixassem de ser lucrativas o Estado deveria suportar os prejuízos?
A Saúde e a Educação já há muito deixaram de ser um exclusivo do Estado. O que o Estado deve garantir é o acesso a todos ao ensino e à educação. Isto não é o mesmo que ter a exclusividade destes serviços.
Quanto à energia o mercado está cada vez mais liberalizado, sendo este um processo normal neste mercado.
O anúncio do fim do capitalismo esteve por um fio, mas não foi feito, pelo menos de uma forma explícita. Mas este não morreu, está apenas agonizante, mas de qualquer forma eu prefiro o capitalismo às formas de governo que conduzem ao fim da concorrência, da liberdade e até da democracia.
O apoio ao governo de Chávez (ou pelo menos a sua não rejeição) e a outros governos da América Latina é preocupante para quem se diz defensor da Liberdade.

sábado, fevereiro 7

Freeport isto não acaba

Quando tudo parecia em grande estilo para se descobrir quem era "P" (talvez na próxima semana o semanário Sol nos traga mais informações), temos a entrada de mais uma personagem: Fernando Sérgio Gomes, emigrante em França e que se vai constituir como assistente no processo. O seu advogado é: José Maria Martins. O nome diz-me alguma coisa.

O nosso fim-de-semana

Mais um enredo policial. O SIS vigia os magistrados do Freeport (para quê), as provas (quais provas?) foram queimadas, depois a investigação está apenas dependente de quem é o "P".
Mais vale ver as novelas da TVI.
PS: Parece que houve tempo para investigar o BPN e descobriu-se que afinal o Dr. Loureiro assinou todo o negócio de Porto Rico.

sexta-feira, fevereiro 6

Aximage: Sondagem

Mais uma sondagem manipulada. Quando vamos ter o Instituto de Sondagens do PPD/PSD a funcionar?

PS: 38,2% (Fevereiro) / 37,3% (Janeiro)
PSD: 23,8% (Fevereiro) / 23,3% (Janeiro)
CDU: 9,2% (Fevereiro) / 8,1% (Janeiro)
CDS: 7,7% (Fevereiro) / 7,7% (Janeiro)
BE: 12,0% (Fevereiro) / 11,4% (Janeiro)

Ainda há esperança

Ainda há esperança no caso Freeport. Depois das provas (que provas?) queimadas, eis que afinal estas não serviriam de muito, pois agora para deslindar o caso é só saber quem é o "Pinocchio" ou apenas "P".
Descoberto o "P" o caso fica totalmente esclarecido. Eu que já estava desesperado porque as provas (que provas?) tinham sido queimadas retomei a esperança. Assim se conheça que é o "P".

Provas (que provas?) queimadas

Chegados ao fim-de-semana as notícias sobre o Freeport aumentam, é o chamado efeito dos semanários. Agora as provas (que provas?) foram queimadas. As provas (quais provas?) estavam nas empresas de Manuel Pedro e Charles Smith.
Queimadas as provas (quais provas?) já nada resta. Será que acabou o caso?

Democracia interna

Esta insignificância politica que dá pelo nome de José Lello resolveu comentar as declarações de Edmundo Pedro sobre a falta de democracia interna no PS.
Não sei se Edmundo Pedro tem razão, mas uma coisa tenho como certa as declarações do "velho" Edmundo devem ser escutadas com atenção, não sobre as questões colaterais, mas sobre a questão central: há ou não democracia interna no PS?

Ainda e sempre a avaliação dos professores

A avaliação dos professores vai parar nos tribunais, isto porque A FENPROF não acredita na legalidade da mesma. Depois da rua, vêm os tribunais.
A FENPROF apenas acredita no seu modelo de auto-avaliação, modelo esse em que todos somos bons e com dificuldade encontraremos alguém que não é assim tão bom.
Se a Dra. Ana Benavente voltasse a ter alguma responsabilidade na área educativa a auto-avaliação estava logo no terreno, assim é mais difícil.

As sondagens segundo o PPD/PSD

O PPD/PSD, através do seu deputado Agostinho Branquinho, decidiu contestar a sondagem da Eurosondagem, aquela que dá ao seu partido uma votação "Santana". Já nos vamos habituando ao facto, de que quando as sondagens não são do agrado dos partidos, ao argumento: "valem o que valem".
O problema aqui é que não é apenas a Eurosodagem que dá um resultado "Santana" ao PPD/PSD são todas as sondagens feitas por todas as empresas de sondagens.
Chegados aqui, o PPD/PSD que já exigiu fazer o alinhamento das notícias, vai também criar a sua própria empresa de sondagens. Quando o fizer, as sondagens serão todas fiáveis.

A democracia

A democracia segundo Hugo Chávez. Dá gosto.

quinta-feira, fevereiro 5

Tendências


O PS cai o PSD está ao nível de Santana os outros (CDU, BE e CDS) sobem. Esta tendência parece estrutural. A crise pode ter reflexos na votação dos partidos que estão no poder, o que pode transformar a próxima legislatura numa legislatura de impasse. O combate à crise exige determinação e executivos minoritários não asseguram governos fortes.
A exigência de uma maioria absoluta por parte do PS é importante, não para o PS mas sim para o país.

O Dr. Loureiro não percebeu?

A candidatura do Dr. Santana

O Dr. Santana está lisonjeado com o apoio do CDS/PP. Este reuniu o conclave da concelhia de Lisboa e decidiu apoiar a sua candidatura.
A última experiência desta dupla de partidos no governo traduziu-se no pior que já se viu aqui pelo burgo. A experiência autarquia em Lisboa transformou a cidade num caos total e completo que ainda agora os lisboetas pagam a factura.
Como o homem não desiste de “andar por ai” lá vamos ter que o aturar até ás eleições autárquicas.

Proteccionismo

Um mau sinal para o combate à crise, vem do lado onde mais se esperava.

Arranja-me um lugar de deputado

Passos Coelho pediu, a distrital de Vila Real mandou esperar.

Fiquem descansados

Questionado no Parlamento sobre a não inclusão dos prejuízos das operações de Porto Rico nas contas de 2001, Vieira Jordão antigo responsável da SLN Novas Tecnologias, respondeu: "O Dr. Oliveira Costa respondeu-me "fique descansado, está tudo controlado".
Até hoje estamos todos descansados, ou não estamos?

quarta-feira, fevereiro 4

Beijo

Que consequências pode ter um beijo.

Bernard Kouchner

Dans Le Monde selon K., Pierre Péan met en cause Bernard Kouchner, accusé d'avoir mené de lucratives activités de consultant dans le secteur de la santé en Afrique entre 2002 et 2007. Selon le journaliste, deux sociétés privées, Africa Steps et Imeda, gérées par deux proches de M. Kouchner, ont vendu pour près de 4,6 millions d'euros de contrats de conseil sur la réforme des systèmes de santé au Gabon du président Omar Bongo Odimba et au Congo de Denis Sassou Nguesso. Parallèlement, M. Kouchner était à la tête du groupement d'intérêt public Esther, un réseau international œuvrant pour l'amélioration des services de santé dans les pays du Sud et à même d'octroyer des subventions. Il avait été nommé à cette haute fonction à caractère public par Jean-Pierre Raffarin.
Tenho alguma admiração por Bernard Kouchner, mas este livro pode ser terrível para a sua reputação.

Mais um aumento dos combustíveis

Porque será?

Liberdade de expressão

terça-feira, fevereiro 3

¿La socialdemocracia como fin de la historia?

O “rapaz do Ângelo Correia”

O tal rapaz este ontem na SIC - Notícias. Está preparado para ser primeiro-ministro e afirma que a Dra. Manuela não tem aproveitado as oportunidades para fazer crescer o partido. Esperam-se desenvolvidos. Ainda não percebemos quem vai a votos no PPD/PSD.

Grécia

A crise e as suas consequências

Excelente artigo do El País, um dos melhores jornais europeus.

segunda-feira, fevereiro 2

Optimismo em situação de grande depressão

Um bom artigo para se compreender que se pode ser optimista em períodos de crise.

Davos

John K. Galbraith decía que hay dos clases de expertos en economía: "Los que no tenemos ni idea y los que no saben ni eso". El economista Martin Wolf se apuntó ayer al primer grupo: "Honestamente, no sabemos qué va a ocurrir". "Pero lo seguro es que las próximas noticias van a ser peores", replicó el número dos del FMI, John Lipsky.

La fe en una mezcla de globalización, innovación financiera y fundamentalismo de mercado ha desaparecido. El Estado vuelve a estar de moda.

Pode ler tudo aqui.

Metidos en un lío

Por otra parte, Obama es, como su predecesor ha dicho, el que decide. Y va a tener que tomar algunas decisiones importantes muy pronto. En concreto, va a tener que decidir lo audaces que van a ser sus pasos para mantener en pie el sistema financiero, cuyas perspectivas han empeorado tan drásticamente que un número sorprendente de economistas, no todos especialmente progresistas, sostienen ahora que la solución de la crisis tendrá que pasar por una nacionalización temporal de algunos bancos importantes.

Paul Krugman está todo aqui.

As conclusões do Prof. Marcelo

No domingo, dia 25 de Janeiro, em programa que não vi, o Prof. Marcelo (talvez o mais parecido que temos com o Zandinga), afirmou que: “Portugal precisava de um primeiro-ministro cheio de força e isto fragiliza, tira força a José Sócrates”.
Brilhante conclusão, primeiro atira-se com a notícia, depois comenta-se que a fragilidade tira força ao primeiro-ministro. Não está mal pensado.

Em nome da ética

Hugo Chávez conhece bem o valor do desapego ao poder. Ganhe ele o referendo de Fevereiro, e se não for este será outro, que apenas o veremos sair com os “pés para a frente”.

De quem são os mandatos?

Para a CDU os mandatos pertencem ao Partido. Não há aqui nenhuma surpresa. Quando existem perspectivas diferentes entre os eleitos pelo povo e o Comité lá da terra, quem manda é o Comité. Sempre assim foi. Não há novidade. E Sines apenas confirma a regra, que não admite excepção. Tudo em nome da ética.

A xenofobia

A situação política, económica e social resultante da crise está traduzido nesta fotografia.
Não é preciso escrever mais. Está lá tudo.

domingo, fevereiro 1

O Freeport

Estive fora de Portugal seis dias. Só durante o dia de Sábado tomei contacto com algumas das noticias que têm saído nos jornais portugueses, bem assim como nos vários comentários existentes nos diversos Blogs.
Escrevi que achava estranho que este assunto tivesse vindo a público durante as últimas eleições e que, agora, quando entramos em novo ano eleitoral. Disse-o, e mantenho a estranheza pelo facto. Não há almoços grátis, e este parece-me um desses casos.
Os meus princípios são claros: todos inocentes até prova em contrário (bem sei que só se aplica a arguidos, o que não é o caso de José Sócrates), a favor do segredo de justiça que não coloque o nome de cada um nas “bocas do mundo” e por fim que não há intocáveis, todos somos iguais perante a lei.
Este assunto vai continuar a fazer o seu caminho, muito se vai escrever sobre ele. Não sei se o primeiro ministro vai sair bem ou mal desta novela, mas uma coisa tenho como certa: a justiça portuguesa vai sair mal de tudo isto e algum do pior jornalismo que existe por aqui.
Vamos por partes. A Justiça é o maior falhanço da democracia portuguesa. O acesso por parte dos cidadãos, a complexidade dos processos e os anos que levamos para concluir investigações e acusar cidadãos é uma vergonha nacional. A quebra sistemática do segredo de justiça, que coloca qualquer cidadão sob suspeita no tribunal de cada um dos portugueses é outra vergonha. De tudo isto, todos nos podemos queixar, quer aqueles que vêm o seu bom nome posto em causa, quer todos os outros que querem ter acesso à justiça e que não conseguem. Esta é uma das causas do nosso atraso.
Quanto ao jornalismo, a coisa vai de mal a pior. As audiências transformam qualquer jornal num pasquim, transformam bons em maus jornalistas e quem se recente é quem compra, quem lê e no fim de tudo, todos nós.
O Correio da Manhã de sábado tinha como titulo que a mãe de Sócrates tinha comprado uma casa em Lisboa, isto não é novidade já todos sabíamos. Então qual era a novidade: tinha comprado uma casa a pronto e tinha apenas 250 euros de rendimentos. Lendo um pouco melhor o que estava na noticia, chegava-se à conclusão que afinal a mãe de Sócrates vendeu uma casa em Cascais e comprou uma em Lisboa. Afinal não havia noticia, mas este não foi o critério do Correio da Manhã, não que eu queira interferir com o critério, mas tenho o direito de julgar a informação que me vendem.
Ferro Rodrigues diz-lhe alguma coisa? Paulo Pedroso diz-lhe algo?
É assim que estamos. Temos que esperar para ver qual o fim de tudo isto.