sábado, maio 2

Combate à crise

As propostas crise, por parte do PCP e do BE constituem o maior embuste de que há memória na vida política portuguesa. Significam cavalgar a onda da contestação. Os resultados das sondagens deixam perceber a demagogia destes dois partidos. Pedidos de aumentos generalizados de salários, prolongamentos das prestações sociais, como o subsídio de desemprego, são propostas irrealistas que podem conduzir o Estado e as Empresas a situações de insolvência. Os votos no curto prazo, podem transformar-se a médio prazo num problema grave.
Também a direita tem proposto cortar nos impostos, mas o problema é que se curto prazo (a crise) poderia ter algum impacto, no médio prazo teríamos um aumento de défice, que conduziria a um aumento dos ditos, não sendo claro que a diminuição dos impostos conduza a um aumento do consumo, o que seria normal é que na situação actual resultasse em mais poupança.
No digo que exista uma perfeição total nas propostas no governo, mas quer de um ponto de vista social, quer ao nível do apoio às PME´s, tem sido feito um esforço considerável, e até muito para além do que será desejável em termos orçamentais.
Até as eleições a discussão não deveria ser em termos do investimento público, mas sim na sua eficácia no combate à crise. O investimento público é desejável e necessário se tiver impacto imediato nas empresas e no país. Auto estradas, escolas, banda larga podem ser importantes porque têm um efeito rápido. Os projectos mais estruturantes (TGV e novo aeroporto) são mais demorados e logo não tão eficazes no curto prazo.
Que a tentação de dizer mal, não prejudique o combate à crise.

1 comentário:

Ask a Turtle disse...

Existe uma crise sim, existe uma crise mas é dos bancos, que é muito fácil de observar. Quando os bancos "emprestam" dinheiro aos empresários de construção civil, e o empresário de construção civil, que por vezes é só um, e não tem fundamento bancário, fecha-se, e o dinheiro(as casas asssim feitas), fica na posse do banco, ao que o banco fica em crise, essa sim uma crise.