quarta-feira, novembro 14

Novo aeroporto

A CIP mandou fazer um estudo sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa e apontou como melhor localização Alcochete. Fez o estudo e entregou-o ao governo, este pegou no estudo e enviou-o para o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e pediu-lhe que fizesse um estudo comparativo com a localização Ota. Este estudo deve estar concluído até final do ano.
A CIP mandou fazer um estudo, que foi pago por um conjunto de personalidades e empresas, mas até agora não divulgou o nome dessas personalidades ou empresas, o que a meu ver é grave, e mais grave ainda, é o facto de todos aqueles que apoiam a localização de Alcochete, não se questionarem sobre o financiamento do estudo.
A CIP quer transformar o seu estudo sobre a localização do novo aeroporto no estudo, ou seja, o seu é que é bom, o seu é que poupa milhões de euros ao país, o seu é que foi feito por pessoas competentes e tudo o que foi feito até então não tem validade nenhuma.
Ontem o Dr. Menezes (adepto da localização Ota, quando estava na oposição a Marques Mendes) afirmou: "Se já está decidido que o aeroporto é na Ota, então não vale a pena fazer as pessoas perder tempo e estar a gastar mais dinheiro".
O Presidente da Republica teve que o corrigir (embora tentando condicionar o governo), afirmando que não tem razões para duvidar de que o governo vai decidir pela melhor localização.
Posteriormente o Dr. Menezes afirmou que o Sr. PR lá terá as suas razões para afirmar o que afirmou.
Temos vindo a assistir a várias manobras no sentido de conduzir a uma decisão final por Alcochete, tentando condicionar qualquer outro estudo, como por exemplo o da RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade) sobre a questão do transporte de alta velocidade.
O Dr. Júdice é que tem razão, quando afirmou num debate sobre a frente ribeirinha de Lisboa, quando não há decisão está tudo bem, não haver decisão sobre o que fazer não cria conflitos, quando existe uma decisão aparecem 100 estudos alternativos e grandes debates. O que afirmou sobre Lisboa adequa-se à questão do novo aeroporto.
Vamos esperar pelo resultado final do estudo do LNEC, cujo presidente já disse que consistia numa matriz que deverá conduzir a uma decisão política.

Sem comentários: