terça-feira, novembro 13

Premiar a EXCELÊNCIA

Arsélio Martins tem 60 anos e foi considerado, pelo júri presidido por Daniel Sampaio, o professor «excepcional» de 2007. (...) é caracterizado pelos seus alunos como um professor que «conseguiu tornar a matemática divertida». Utiliza as tecnologias, como o quadro interactivo no ensino da geometria, e a Internet para comunicar com os alunos dentro e fora da sala de aulas.
Os pares de Arsélio Martins na Escola Secundária de José Estêvão, em Aveiro, descrevem-no como o professor que «todos os alunos gostam». O dom de comunicar e surpreender, de trazer a matemática para a «realidade», assim como a irreverência, brincadeira e diferença colocou-o como professor de «excelência».
Os prémios de Mérito distinguiram docentes do sexo feminino. Teresa Almeida, professora de inglês, na Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, ganhou o prémio Carreira. Nas suas aulas não se limita ao seguimento de manuais e lecciona a língua inglesa através de filmes actuais, músicas ou fotografias.
Na categoria inovação a premiada foi Ana Paula Canha, professora de Ciências, na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira. A docente gosta de meter a «mão na massa» e não se coíbe de levar os alunos para o campo ou de efectuar experiências na escola que podem levar os alunos a necessitar de passar o fim-de-semana nas instalações, chegando a dormir «em camaratas» na sala de aula.
Armandina Soares, presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas de Vialonga, foi distinguida com o prémio Liderança pelo trabalho difícil num contexto social carenciado como é o de Vialonga. O combate à pobreza escolar e à violência através da estabilidade do corpo docente e da ligação de outras entidades à escola foram os primeiros passos na carreira de liderança.
Eu tenho orgulho nestes professores. Pode ver toda a notícia aqui.

Sem comentários: