segunda-feira, outubro 13

Financiamentos

«Somos uma universidade que ganhou o seu local próprio no sistema de ensino superior e isto apesar das condições adversas em que trabalhamos, porque somos uma universidade que tem de cobrar propinas aos seus alunos, não recebemos qualquer apoio do Estado salvo em situações pontuais e extraordinárias, e esta é, aliás, uma situação única no quadro europeu, porque noutros países as outras universidades católicas são financiadas como se fossem universidades do Estado»

O Estado financia as universidades públicas, e nem sempre na medida das suas necessidades, o que é um erro grave. Os alunos da universidade pública pagam propinas, como os alunos da Universidade Católica.
Admitir que o Estado deve financiar as universidades privadas, não faz qualquer sentido, e não apenas porque esta universidade é católica, mas porque existem mais universidades no país, que não sendo católicas também deveriam beneficiar do apoio do Estado. E então teríamos o Estado, que tem uma rede pública de Escolas a financiar igualmente uma rede de Escolas privadas.
É a velha questão do cheque-escola.

Sem comentários: