quarta-feira, janeiro 2

Balanço de 2007

Aborto – Foi referendada a lei do aborto AR. Sem dramas. A implementação está a decorrer. Resta ainda o Código Deontológico da Ordem dos Médicos, que tem que ser revisto. Polémica garantida em 2008 entre a OM e o Ministro da Saúde.

Blogs- Alguns acabaram, outros estão aí para as curvas. Mesmo aqueles que não gostamos reconhecemos a sua importância. Este é um espaço de Liberdade insubstituível.

Cavaco – O ano começou com o discurso do Presidente da República. Durante todo o ano recusou fazer o papel que cabe à oposição. Parece um bom caminho. Até quando?

Desemprego – O maior desafio da economia portuguesa. Este processo de ajustamento está a criar desemprego, sendo que uma parte é estrutural. Será que podia ser de outra forma?

Economia – Ainda não estamos a convergir com a Europa, mas alguns sinais positivos estão aí, nomeadamente ao nível do investimento.

Finanças Públicas – Grande vitória do governo. O défice de 2007 será menos de 3% do PIB. Estamos no bom caminho. Será que podemos olhar para os impostos em 2009?

Governo – Algumas áreas a necessitarem de serem revitalizadas em 2008: Saúde e Obras Públicas. Remodelação ou nova estratégia de comunicação?
De qualquer forma um desempenho positivo, que nem o PR esqueceu de enunciar.

Habitação – Juros a subir. Dificuldades acrescidas para muitos portugueses. O BCE deve começar a reduzir as Taxas de Juro. Quando o vai fazer depende das tensões inflacionistas.

Sem comentários: